domingo, 26 de fevereiro de 2017

A CAPELA DE ARARUNA/PB - 1856

Minhas pesquisas sobre os primeiros habitantes da localidade não estão concluídas. Existem muitas lacunas entre a "história oficial" - aquela que é contada e recontada - e a os dados que tenho encontrado ao logo de minhas pesquisas.

Recentemente consegui obter cópia do registro de terras do patrimônio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Araruna, feito em 30 de junho de 1856***pelo procurador JUSTINO JOSÉ FERNANDES.
Nele encontramos alguns dados esclarecedores: o nome dos doadores das terras onde foi edificada a capela que mais tarde virou igreja e, posteriormente, matriz da  freguesia. Dentre estes FELICIANO SOARES DA SILVA ( e não do NASCIMENTO como consta da "história oficial").
No entanto, vemos que foram sete doadores de terras e não apenas um. Foi um esforço conjunto de alguns moradores e não de uma só pessoa.
Infelizmente, como sempre acontece, o erro é repetido mil vezes sem que ninguém se dê ao trabalho de pesquisar e buscar documentos que comprovem a história.
Espero, sinceramente, que no futuro, os habitantes de Araruna venham a resgatar sua história. De minha parte, ouso dizer que desde já contribuo com os documentos abaixo (Livro Registro de Terras de Araruna 1853-1856).  

"Eu abaixo assignado como procurador das terras do patrimônio de Nossa Senhora da Conceiçam da Serra d"Araruna, que é a Senhora possuidora de quatro partes de terras no lugar Serra d'Araruna da mesma data d'Araruna, e não declaro limites porque terras proindivizas, cujas terras foi dádiva para patrimonio, que dellas fizerão Feliciano Soares da Silva e sua mulher Anacleta dos Santos; João de Deos do Nascimento e sua mulher Ignez de Oliveira;Gonçalo Barbosa Maciel e sua mulher Anna Francisca e Antonio Lopes da Paixão Brasil, já falecido ,  sendo todas no valor de quarenta e cinco mil réis."

imagem arquivo pessoal 
imagem arquivo pessoal 
*** O registro foi feito em 1856. Araruna se tornou distrito em 1854, data em que a igreja já era matriz. 
Cabe ressaltar, que a lei de terras de 1850 só foi regulamentada em 30/01/1854 e obrigava os registros paroquiais de terras, onde os vigários ficavam encarregados de receberem as declarações para o registro de terras, por isso somente em 1856 foi feito o registro. A data que foi feita a doação é desconhecida. No entanto, nota-se que somente um dos doadores era falecido o que indica que não deve ter sido em data remota.   

Nenhum comentário: