segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ALGUMAS TERRAS DE JOAQUIM JOSÉ PINTO (1856)

Até o presente momento não consegui localizar todas as terras que foram de propriedade de meu quarto avô JOAQUIM JOSÉ PINTO, o que poderia esclarecer muitos fatos.
Mas, recentemente consegui obter cópia do registro de algumas de suas terras localizadas na época em Araruna/PB (atualmente no município de Cacimba de Dentro).
São estes registros

imagem arquivo pessoal

“Nós abaixo assignados somos senhores e possuidores de huma parte de terras no lugar denominado LAGOA SALGADA da Freguesia de Nossa Senhora a Conceição da Serra de Araruna que havemos por compra a Julião Nunes de Souza e sua mulher, em comum com os meus herdeiros que fazemos esta declaração em duplicata. Possuímos mais outra parte de terras no mesmo lugar e freguesia que houvemos por compra a Antônio Francisco de Arruda e sua mulher, e em comum com os mais herdeiros do eu fazemos esta declaração em duplicata. Villa de Bananeiras , 8 de junho de 1856, A rogo de Joaquim José Pinto Antônio Rodrigues de Castro Neves, A rogo de Ignácia de Jesus Inocêncio José de Carvalho (ambos eram analfabetos)”

“Nós abaixo assignados somos senhores e possuidores de huma parte de terras no lugar denominado TAQUARI da Freguesia de Nossa Senhora a Conceição da Serra de Araruna que havemos por compra de Marcolino Candido Bezerra Cavalcanti , e em comum com os mais herdeiros do eu fazemos esta declaração em duplicata. Villa de Bananeiras , 8 de junho de 1856, A rogo de Joaquim José Pinto Antônio Rodrigues de Castro Neves, A rogo de Ignácia de Jesus Inocêncio José de Carvalho.”

Na época (1856), JOAQUIM JOSÉ PINTO e sua mulher IGNÁCIA MARIA DE JESUS residiam no sítio BURACO, localizado em Bananeiras, onde viviam também outros membros da família.
Ele também possuía terras em Moreno (atual Solânea) e em Bananeiras. Todavia, ainda não tive acesso ao livro de registro de Terras de Bananeiras.   

 .

Nenhum comentário: