sábado, 18 de novembro de 2017

CEMITÉRIO DE SANTA TEREZA DA ALDEIA DE SANTO ANTONIO DA BOA VISTA

CEMITÉRIO DE SANTA THEREZA EM MORENO (ATUAL SOLÂNEA/PB)  
Em outros posts do blog escrevi sobre a antiga aldeia de Santo Antônio da Boa Vista, que ficava localizada onde hoje é chamada simplesmente de Aldeia, região rural de Solânea/PB, local com muitas nascentes de água e que tinha uma abundante mata atlântica (atualmente chamada Bica do Izo).
Na aldeia os missionários eram de carmelitas descalços. Como Santa Tereza d’Ávila foi a reformadora da ordem carmelita, ela inspirava esses missionários que em sua homenagem deram nome ao cemitério local – Cemitério de Santa Tereza.
Neste antigo cemitério, longe do centro da aldeia, eram enterrados não só os índios catequisados, como alguns colonizadores que viviam nas imediações.
É importante ressaltar que naquela época, quatro primeiras décadas do século XVIII – entre 1700 e 1740, ainda não existia o agrupamento populacional chamada MORENO, mas tão somente a aldeia.
Uma vez dissolvida a aldeia, com o remanejamento dos índios para a Baia da Traição, toda a extensão de terra foi sendo ocupada por diversas famílias que continuaram enterrando seus mortos no antigo cemitério.
A localização exata é difícil de dizer, sendo certo que ficava em Chã de Santa Tereza, local que fazia parte da Aldeia de Santo Antônio, e era assim chamada justamente por conta do cemitério.
Esse antigo cemitério foi desativado no final do século XIX, quando foi inaugurado o cemitério de Santo Antônio em Moreno (atual Solânea) e quase ninguém sabe de sua existência.
Não encontrei registro que os ossos tenham sido trasladados para outro lugar, o que significa que é possível ainda encontrar alguns que estão sob a terra.
O registro mais novo que encontrei de sepultamento foi de 1869, conforme comprova a imagem abaixo, de Francisca Maria da Conceição moradora na Canafístula..




Após publicar o post,  descobri nos meus arquivos um que comprova que até 1931 o cemitério de Santa Tereza era utilizado para sepultamentos. 


Nenhum comentário: