sábado, 16 de dezembro de 2017

BANCO POPULAR DE MORENO

O Banco Popular de Moreno foi criado em 1927, sendo que o número de sócios chegou a 188.

É importante ressaltar que nas décadas de 1910 e 1920 ocorreu uma expansão dos números de bancos criados. São bancos pequenos e locais, onde o crédito ligava o setor financeiro ao produtivo.
Muitos nem podem ser considerados bancos, mas se assemelham as caixas rurais que nada mais eram que cooperativas de crédito dos pequenos produtoras das cidades do interior do Brasil.
Esses bancos e essas caixas rurais eram limitados ao município em que estavam instaladas e ligadas principalmente à venda da safra dos agricultores.
Os sócios ou associados deixavam as suas economias sob a guarda da instituição e iam buscar quando precisavam de empréstimos.
Na região, por exemplo, destacam-se a Caixa Rural de Serraria (de 1925), da Caixa Rural de Bananeiras e o Banco Auxiliar do Povo de Campina Grande.

Quanto ao Banco Popular do Moreno (atual cidade de Solânea/PB) tinha como gerente por muitos anos JOSÉ PESSOA DA COSTA, que foi um grande empresário local e também maçom.
A loja maçônica de Solânea, fundada em 1967, carrega seu nome.


Não obtive documentos até o presente momento que ligasse JOSÉ PESSOA DA COSTA a JOSÉ LOPES PESSOA DA COSTA que viveu, durante muitos anos em Bananeiras, e foi tabelião naquela cidade entre 1840/1877. Contudo, ao que tudo parece são da mesma família.

Nenhum comentário: