domingo, 3 de dezembro de 2017

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO TOMÉ (RN)

Criação da Paróquia de São Tomé/RN

Fazemos saber que de acordo com o prescrito pelo Código de Direito Canônico, com 216,416, 454,1451 a 1427,§§ 1° e 2°, levando em consideração as gravíssimas responsabilidades de nossa consciência na direção dos destinos espirituais do querido rebanho que juramos apascentar e defender, em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária; havemos por bem desmembrar perpetuamente da paróquia de Santa Cruz, uma das mais habitadas desta diocese e erigir à categoria de paróquia amovível a Capela de Nossa Senhora da Conceição de São Tomé, cujo território será compreendido nos seguintes limites:
- Com a antiga paróquia de Santa Cruz, uma linha que partindo da Serra Verde ate Luzimadas, observando-se a divisão das águas e daí até a Serra dos Angicos, na estrada que se segue de Santa Cruz a Cotovelo, seguindo até a Lagoa do Mato, partindo dali até a Fazenda Santa Rosa de Lucero passando pelas fazendas Bom Descanso e Jacuri, de José da Silva que como a de Santa Rosa pertencerão à nova paróquia; a divisa contínua vai até encontrar os limites da paróquia de Macaiba abrangendo uma população calculada em nove mil almas.

Com todas as outras paróquias, os limites continuarão os mesmo que prevaleciam para a paróquia de Santa Cruz, da qual é esta desmembrada.

No intuito de fazer a conveniente sustentação do pároco e para o esplendor do culto divino os habitantes da referida paróquia contribuirão com os emolumentos e benesses fixados na tabela diocesana, podendo assim assegurar quam primam os inestimáveis benefícios de permanência de um pároco próprio para satisfazerem suas necessidades espirituais.
Mandamos, outrossim, a todos os fiéis, compreendidos no limites da nova paróquia,  agora erigida que reconheçam na pessoa do sacerdote por nós designados para dirigi-la, assim como seus sucessores canônicos, o que seu legítimo pároco.


O presente decreto de ereção será lido à estação da missa paroquial e registrado nos livros de tombo da nova paróquia assim como nos das paroquias limítrofes Santa Cruz, Currais Novos, Macaiba e São Gonçalo. Dado e passado nesta Episcopal Cidade de Natal em 2 de fevereiro de 1922. Antônio, Bispo de Natal. 

Nenhum comentário: