segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O CAPITÃO AJUDANTE HENRIQUE EMYGDIO DE SOUZA PINTO

Em outras postagens escrevi bastante sobre Henrique Emygdio de Souza Pinto que nasceu em Santa Cruz/RN mas viveu em Araruna/PB.
Ele deixou muitos descendentes que demonstraram nos últimos anos real interesse na vida de seu ancestral, razão pela qual não posso deixar de acrescentar alguns dados para ajudar no resgate da história de vida dele.
Henrique foi Capitão ajudante do Estado Maior no Batalhão de Infantaria - 204 da Paraíba, conforme consta na página 4, Seção I do DOU de 28/10/1909.
É importante ressaltar que pelo Decreto 7.617 de 21/10/1909 foi criada a Guarda Nacional da Comarca de Alagoa Grande e, em consequência,  feitas novas nomeações, inclusive a de Henrique.
Assim, como seu avô JOAQUIM JOSÉ PINTO, Henrique teve o mesmo posto de capitão. Todavia, pelo que entendi, foi designado como capitão ajudante junto ao Estado maior o que significa que seria um ajudante de ordens (assistente ou secretário pessoal) de uma pessoa de alta posição no Batalhão , muito provavelmente o comandante do mesmo.


Foto de Henrique e Raimunda Carolina com os filhos  José Pinto, Arthur, Cornélio, Antonio, Laura, Arnaldo, Pedro e Henrique, provavelmente tirada no final do ano de 1921. 
A única menina é Laura nascida em 1913. E a outra mulher sentada é JOANA, nascida em 1898, minha tia avô, irmã de minha avô ISABEL ALEXANDRINA BORGES, a qual foi morar com o tio HENRIQUE EMYGDIO DE SOUZA PINTO, quando tinha 10 anos de idade, após a morte da mãe em 1908 e acabou por se tornar a babá dos primos e dos filhos dos primos... 

foto cedida por Neide Pinto



4 comentários:

Augusto Pinto Vilar disse...

PARABENS e MUITO OBRIGADO por compartilhar informações e registros tão únicos Isabel !! Por favor não deixe de publicar novidades a respeito da família PINTO...

Mylena disse...

Ai, Isabel! Que lindo! Fico tão feliz sempre que leio seu blog! É maravilhoso demais!

Parabéns, querida!

Unknown disse...

Faco parte desta familia tao simples de grandes valores

Mira Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.